Notícias

09/02

Frutas deixam os jovens felizes! Descubra por que

 

Um smartphone de última geração, a roupa da moda ou ir ao novo fast-food do bairro? Não, a felicidade de muitos jovens pode não precisar de nenhum desses apelos de consumo, mas de algo muito mais simples, barato e saudável. É o que se pode concluir a partir de estudo da Universidade de Otago e publicado em janeiro de 2013. O experimento realizado na instituição, que é da Nova Zelândia, indica que jovens que consomem mais frutas ficam mais dispostos, felizes e calmos. Na visão dos autores (Tamlin Conner, Bonnie White, Caroline Horwath) o consumo de legumes também está associado ao resultado.
 
A pesquisa teve como base 281 pessoas jovens (na média de idade de 20 anos) que por vários dias consecutivos anotaram o que comiam, respondendo a uma espécie de questionário. Diariamente indicavam também qual era seu humor.
 
Na análise dos dados observou-se que nos dias em que os participantes do estudo indicaram que consumiram mais frutas e vegetais o humor deles estaria melhor.
 
Entretanto, os resultados positivos seriam mais evidentes com o consumo de várias porções de frutas e vegetais durante o dia – cerca de 7 a 8; quantidade de frutas e vegetais que provavelmente a maioria das pessoas não tem por hábito ingerir.
 
Um dos aspectos do estudo é que os dados não necessitam ser vistos como uma “ordem” para que as pessoas passem a ingerir grandes quantidades de frutas e legumes diariamente, mas um sinal de que até a felicidade pode ser também seu benefício – mais um a se somar aos já conhecidos aspectos positivos de uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais, não processados industrialmente.
 
Claro, toda pesquisa científica pode ser questionada. Mas o estudo pode certamente fazer as pessoas pensarem: “Quantas porções de frutas e legumes consumo por dia?”. Considerando-se que uma porção é a quantidade de alimento que cabe na palma da mão, muitos talvez se surpreendam ao perceber que comem poucas frutas e legumes. Se 7 ou 8 porções podem não ser tão fáceis de se consumir (não seria mesmo?), então por que não aumentar de 2 para 4 ou de 5 para 6 o número de porções? Ou, como em muitos casos, de 0 para 3? Além de mais saudável a pessoa talvez possa se tornar até um pouco mais feliz.
 
 
 
 
 
 
Redação iGospel

Publicidade

Eventos

Show Gospel

28 Jun
+ Agenda