Notícias

28/11

Cuidado com a automedicação

 

Apesar de saber que é perigoso ingerir remédios com base na indicação do balconista da farmácia, de amigos, ou achando que os sintomas são de uma doença que conhece ou já teve muitas pessoas ainda recorrem à automedicação, para economizar a consulta médica e o exame diagnóstico. Porém, em geral, essa conduta sai mais cara. Os remédios podem agravar doenças, mascarar sintomas, ter efeitos colaterais danosos, ou no mínimo, servir para nada.

Alguns exemplos de medicamentos frequentemente consumidos sem indicação médica e que podem causar danos a saúde são:

Laxante - Quando consumido indiscriminadamente pode levar a alterações intestinais. Se a pessoa estiver constipada (intestino preso), pode complicar o quadro levando à perfuração do intestino. Nos idosos, pode provocar desidratação e alterações metabólicas, colocando a vida em risco. Pessoas com tumor intestinal, em geral não diagnosticado, podem agravar a doença.

Xarope - A tosse pode ter várias causas, como infecção viral ou bacteriana, alergia, refluxo da hérnia de hiato e câncer das vias respiratórias. O xarope pode mascarar o sintoma, permitindo que a doença evolua sem controle, pode piorar o problema ou não ter efeito algum.

Antibiótico - Droga usada para tratar várias infecções, como as respiratórias, gripes e abscessos. Não pode  ser vendida sem a receita médica,pois só o medico poderá determinar a quantidade do medicamento e a duração do tratamento.É  muito importante seguir a orientação médica a risca,respeitando os horários e a dosagem.

Antiácido - Muito usado para combater dor de estômago, que em alguns casos,quaando os sintomas persistem, pode ser sintoma de úlcera, tumor, pancreatite e até de infarto do miocárdio. O uso inadequado pode retardar o diagnóstico, comprometer o tratamento e expor ao risco de morte.

Aspirina - Utilizada como analgésico e antitérmico  só deve ser consumida com indicação médica,porque tem efeitos colaterais importantes, podendo provocar problemas de estômago e hemorragias. Pode ser fatal se usada para combater a dengue.

Colírio - Sem indicação médica, a única coisa que se pode passar nos olhos é água limpa. Os colírios têm princípios ativos variados, como corticóides e antibióticos, podem mascarar doenças e se a pessoa tiver problemas prévios, como glaucoma, pode agravá-los.

Cremes e pomadas – Muita gente comete o erro de “achar” que existem cremes e pomadas que tratam tudo, e não é bem assim, pois cada medicamento, incluindo as pomadas e cremes, tem uma indicação adequada. O uso indiscriminado pode mascarar doenças, como câncer de pele, podendo ainda provocar dermatite de contato, ou etc.

Remédios naturais - Todos os medicamentos, sem exceção, têm efeitos colaterais e podem provocar riscos à saúde.

Vitaminas - Só devem ser tomadas quando há uma real necessidade até porque algumas, dependendo da dose, podem provocar doenças. A vitamina C, por exemplo,em doses inadequadas provoca distúrbios gastrointestinais e pode levar a cálculo renal  .

Cuidado com as misturinhas caseiras - Algumas pessoas tem o hábito de querer fazer ‘coquetéis’ e “misturinhas” para tratar gripes e etc., por exemplo, ingerem xarope, analgésico, descongestionante e outros, todos ao mesmo tempo e às vezes pode acontecer de “um” anular o efeito do outro.Porém sem ter o devido conhecimento sobre as fórmulas, aplicações e dosagens põem a sua saúde em risco.

Tenha também atenção especial com a data de validade dos medicamentos e com a armazenagem deles.

A automedicação poder ser muito prejudicial procure um profissional de saúde: fale com seu médico ou com um farmacêutico para tirar suas dúvidas.

Publicidade

Eventos

Show Gospel

28 Jun
+ Agenda